Entenda a Norma de Desempenho 15575
- Cristianara Silva
- 27 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de jan. de 2023
A Norma de Desempenho NBR 15575 é uma norma técnica brasileira que estabelece os requisitos mínimos para o projeto, construção e avaliação de edifícios residenciais. Ela foi desenvolvida e publicada inicialmente em 2013 e em 2021 passou por atualizações.
A NBR 15575 tem como objetivo estabelecer parâmetros de qualidade para a segurança, acessibilidade, conforto térmico, iluminação natural, economia de energia, durabilidade e qualidade de vida dos usuários de edifícios residenciais. Ela também visa reduzir os impactos ambientais causados pelos edifícios, incluindo a emissão de gases de efeito estufa.
A norma de desempenho possui métodos de avaliação que podem incluir conferências de materiais, simulações computacionais e medições in loco. É importante enfatizar que o foco da NBR 15575 é avaliar os critérios relacionados à qualidade e durabilidade da edificação. Por isso, ela avalia não somente a sua fase construtiva, mas analisa o comportamento da edificação durante sua ocupação e operação no decorrer dos anos.
Qual a importância da Norma de Desempenho?
Em tese, a Norma de Desempenho tem um impacto grande quando comparado a etiquetagem e certificações. Isso porque na prática não há um padrão de fiscalização e não se trata de uma Lei. Desta maneira, o formato de norma não gera a necessidade de aplicação nos projetos construídos no contexto nacional.
Porém, apesar disso, a Norma de Desempenho tem caráter obrigatório, pois outras relacionadas à qualidade na prestação de produtos e serviços presentes no Código de Defesa do Consumidor acabam por obrigar o cumprimento da NBR 15575. Construtores, incorporadores e arquitetos devem se atentar para o risco do não cumprimento da norma, evitando problemas futuros relacionados à qualidade da edificação, o que pode ocasionar processos judiciais com multas e indenizações.
Quais são os requisitos da Norma de Desempenho NBR 15575?
Com o objetivo de garantir a segurança, habitabilidade e sustentabilidade das edificações, a Norma de Desempenho é dividida em 6 partes e possui a seguinte estrutura:
• Requisitos Gerais;
• Sistemas estruturais;
• Sistemas de pisos;
• Sistemas de vedações;
• Sistemas de coberturas;
• Sistemas hidrossanitários.
São estipulados requisitos para diversos aspectos do projeto e construção de edifícios residenciais, entre eles o desempenho térmico e o desempenho lumínico que serão abordados a seguir.
Desempenho térmico
A avaliação do desempenho térmico presente na NBR 15575 sofreu atualização em 2021, para garantir que a qualidade do conforto térmico seja mais bem avaliada. A Norma estabelece 2 métodos de avaliação do desempenho térmico da edificação: o método simplificado (normativo) e o método de simulação.
O método simplificado consiste em analisar 4 componentes da edificação:
• Coberturas
• Paredes externas
• Abertura das janelas
É feita uma conferência dos dados da edificação, para compreender se as características físicas da sua envoltória - parte que separa o ambiente interno do externo - atendem ao desempenho mínimo estabelecido pela norma.
O Método de Simulação é mais completo, pois permite uma análise mais completa do comportamento térmico dos ambientes da edificação e possibilita simular a edificação compondo a envoltória com materiais à escolha do projetista, além de identificar a orientação solar ideal para o projeto.
São feitas duas modelagens computacionais volumétricas da envoltória: a primeira corresponde ao modelo real do projeto e a segunda corresponde ao modelo de referência, que utiliza os mesmos dados climáticos do modelo real. É realizada a comparação entre os modelos e, a partir disso, é possível verificar os níveis de desempenho da edificação e atestar a conformidade com a norma.
Desempenho lumínico
A Norma de Desempenho estabelece parâmetros de iluminação natural adequados durante o dia para os ambientes da edificação.
Para a análise é realizada a simulação computacional considerando alguns requisitos:
• Horários e dias específicos: 09:30h e 15:30h para os equinócios de outono e de primavera;
• Latitude e longitude do terreno;
• Sistemas de iluminação artificial desativados;
• Sem obstrução da luz, deixando os ambientes abertos;
• Sombreamentos do entorno.
Benefícios da Norma de Desempenho na prática
Quando são elencadas medidas para melhoria do conforto térmico, isso quer dizer uma redução no uso de ventiladores, splits, aquecedores e outros equipamentos para climatização. Da mesma forma que ao melhorar o desempenho lumínico, é oferecido um ambiente com menor probabilidade do uso da iluminação artificial. Essa redução escalonada em múltiplas residências proporciona um impacto significativo.
Além disso, a NBR 15575 tem um papel fundamental na questão sustentável e de eficiência, uma vez que implementa medidas que impactarão diretamente na saúde e bem-estar das pessoas, através da aplicação adequada e consciente dos recursos naturais para otimização da edificação.
A Skandi presta consultoria da Norma de Desempenho NBR 15575, e possui especialistas prontos para te ajudar com o seu projeto.
Entre em contato conosco!
Comentários